Clima

Reutilização de águas residuais tratadas em Lisboa

A Lisboa E-Nova, desde a sua génese, desenvolve esforços no sentido de contribuir para a redução da procura de água potável em Lisboa através da promoção do uso adequado da água pelos utilizadores, a generalização do uso de dispositivos e equipamentos eficientes e reutilização de águas residuais tratadas.

A Lisboa E-Nova, apoiando a Câmara Municipal de Lisboa, e em parceria com a EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, SA, a SIMTEJO – Companhia Saneamento Integrado dos Municípios do Tejo e Trancão, SA iniciaram em 2007 uma colaboração no sentido de se dar inicio ao aproveitamento de águas recicladas para a lavagem das ruas e outros usos não potáveis.

Em dezembro de 2008, no âmbito da Estratégia Energético-Ambiental para a cidade, desenvolvida pela Lisboa E‑Nova e aprovada pela Câmara Municipal de Lisboa, foram estabelecidas metas para o setor da energia, água e resíduos. No setor da água, a Estratégia tinha como um dos objetivos principais promover a reutilização de águas residuais tratadas.

Nesse mesmo ano, de forma piloto, dá-se o início da utilização de água residual tratada para a lavagem de ruas em Alcântara e lavagem de contentores, em especial a partir da ETAR de Alcântara e Chelas, com recolha através de camiões-cisterna.

Desde então, a Lisboa E-Nova tem vindo a monitorizar anualmente a evolução dos consumos da cidade, identificando e quantificando os principais fluxos de água e desagregando, sempre que possível, os consumos por tipo de utilizador e tipo de utilização. A base da informação é disponibilizada pela EPAL, AdTA e CML, e agregada pela Lisboa E-Nova, que atualiza e disponibiliza a Matriz da Água nos Observatórios Lisboa.

O uso eficiente de Água mantém-se um dos eixos prioritários de intervenção na cidade de Lisboa, encontrando-se em curso um conjunto de projetos, ações e iniciativas que preveem a diversificação de fontes para a sua utilização, em particular para usos não potáveis, como é exemplo o Plano para a Reutilização de Água Residual Tratada – Água+.

Áreas de Atuação
Clima

Data de início
2007

Orçamento Total

Conheça mais Projetos

EUCLID – Euro-med Community for Green Living Areas

Maio 22, 2018

HUB-IN – Hubs of Innovation and Entrepreneurship for the Transformation of Historic Urban Areas

Maio 17, 2018

SUSHI – SUStainable HIstoric city districts

Maio 14, 2018

Lisboa Capital Verde 2020

Maio 9, 2018

Biodiversidade Lisboa 2020

Maio 9, 2018

C-Tech – Climate driven Technologies for Low Carbon Cities

Maio 7, 2018

alfa-AMA SSD

Maio 5, 2018

Rehabilite

Maio 1, 2018

Mochila Verde

Maio 1, 2018

ProSTO – Best Practice Implementation of Solar Thermal Obligations

Abril 27, 2018

Reutilização de águas residuais tratadas em Lisboa

Abril 15, 2018