SUSHI – SUStainable HIstoric city districts

O projeto SUSHI parte de uma abordagem holística para enfrentar desafios comuns já identificados em bairros históricos de seis cidades em cinco países: Lisboa (PT), Valeta (MT), Savona (IT), Ptuj (SI), Nicosia (CY), e Sassari (TI).

Numa lógica de partilha, o projeto adotou uma estrutura comum para identificar oportunidades de inovação, utilizando abordagens integradas em vez de desafios isolados, que permitissem acelerar o processo de aprendizagem e transformar os bairros históricos em bairros mais sustentáveis, resistentes às alterações climáticas e mais inclusivos.

Foram assim testadas diversas abordagens inovadoras, muitas delas através de processos participativos com as partes interessadas, de forma a obter soluções, para diferentes áreas: mobilidade e acessibilidade, desenvolvimento económico local e turismo, habitação e edifícios, sistemas circulares e soluções baseadas na natureza, participação comunitária, modelos de negócio, planeamento urbano, governança e parcerias estratégicas

Ao longo dos 28 meses, a equipa da Lisboa E-Nova, partindo de uma Visão – “Alfama Sustentável e Saudável para Todos” evoluiu para uma Agenda e desta para um um piloto de Laboratório Urbano Vivo, como forma de testar novas soluções sustentáveis capazes de promover mudanças nestes bairros históricos.

No âmbito do projeto foi desenvolvida a iniciativa São Vicente Cá Fora, que explorou novas formas de uso do espaço público, procurando o estreitamento do diálogo com a comunidade local através do desenvolvimento de ações de cariz diverso. O principal objetivo foi fornecer uma vitrine sobre um tipo de intervenção em espaços públicos para envolver e sensibilizar as comunidades locais e ativar uma rede de intervenientes que possa contribuir para transformar o bairro numa comunidade sustentável.

Foi também desenvolvida uma ferramenta webSig – ALFAMA TOOLKIT – que congrega informação diversa sobre o bairro da Alfama, com o objetivo de chegar a diferentes públicos, residentes e visitantes.

Através do webSig, a sua componente cartográfica, é possível aceder a diversos mapas com informação sobre zonas verdes, pontos de interesse, arborização, mobilidade e acessibilidade, tipologia de edifícios, sua utilização e estado de conservação, e também a indicadores e informação estatística que permitem um diagnóstico socioeconómico da área histórica e arredores de Alfama. Numa perspetiva de  desenvolvimento do território, o ALFAMA TOOLKIT permite listar os projetos em curso, as atividades de urbanismo tático aí desenvolvidas, as histórias de sucesso e de fracasso da comunidade residente em Alfama.

O ALFAMA TOOLKIT irá apoiar as futuras atividades do ALFAMA LIVING LAB – o Laboratório de Vida Urbana em desenvolvimento para a zona urbana histórica de Lisboa – dedicado a catalisar a inovação e adaptação climática, preservando e readaptando o património e bens naturais e sociais deste bairro.

Conheça a iniciativa São Vicente Cá Fora 

Aceda à ALFAMA TOOLKIT

Visite aqui a página do projeto

PE_alfama

Informação

PROGRAMA

Climate Kic SSD – Smart Sustainable Districts

INÍCIO

setembro 2018

DURAÇÃO

28 meses

Parceiros

Lisboa E-Nova

FCT

Alfama Climate KIC

 3,087 total views

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x