Rehabilite

O Projeto REHABILITE – Plataforma Transnacional de Apoio em Financiamento de Reabilitação Energética é financiado pelo programa europeu INTERREG SUDOE e tem como objetivo contribuir para o desenho de novas políticas de apoio à reabilitação energética, incluindo o estudo de instrumentos financeiros (IFs) inovadores, bem como testar a viabilidade de novas políticas através de ações-piloto. O desafio do projeto REHABILITE é a identificação e capitalização de IFs que permitem quebrar a barreira do investimento, tanto em casas particulares como em edifícios públicos.

No espaço SUDOE (Portugal, Espanha, Sudoeste de França e Gibraltar), a reabilitação energética ainda apresenta alguma falta de dinamismo, devido a barreiras essencialmente não-técnicas. Para ajudar a ultrapassar essas barreiras, o REHABILITE irá desenvolver 4 produtos dirigidos à administração local/regional, empresas de construção e ao setor financeiro:

Plataforma Transnacional de Apoio ao Financiamento de Reabilitação com mais de 1.500 utilizadores em atividades de formação, consultoria e ações com as pessoas;
• Cinco Estudos ex-ante e estrutura dos IFs;
• Metodologia SUDOE para o desenho dos IFs Inovadores;
Formação online em reabilitação energética;
• Sete ações-piloto para melhorar a eficiência energética em edifícios.

Aconselhe-se sobre financiamento e medidas de eficiência energética.

Informação

INÍCIO

julho de 2016

DURAÇÃO

30 meses