Sharing Cities

O Projeto Farol Sharing Cities, apoiado pelo Programa Horizonte 2020 SCC1 2015 – Solutions integrating energy, transport, ICT sectors through lighthouse (large scale demonstration – first of the kind) projects, teve o seu início em janeiro de 2016, e terá uma duração de 5 anos.

As cidades de Lisboa, Londres e Milão colaboram no desenvolvimento de um projeto de demonstração de alguns dos elementos necessários à efetiva criação de uma cidade inteligente, através de:

Desenvolvimento de soluções integradas que respondam os desafios energético-ambientais da atualidade: menos poluição, mais eficiência energética, maior produção renovável de energia, menos emissões de CO2, melhor mobilidade, mais emprego e mais inclusão.

Aproximação dos cidadãos às suas cidades, aumentando a sua participação, com recurso às novas tecnologias. – Desenvolvimento de um plano de ação inovador, que sirva de modelo a outras cidades da EU e fora desta. – Alavancagem de investimento privado e de novas formas de negócio nas cidades, com base na informação gerada pela aplicação das soluções integradas.

A Lisboa E-Nova assume um papel de liderança global do WP 3 (Place), que compreende todas as atividades de demonstração. A Lisboa E-Nova assume ainda a liderança local (Lisboa) da T3.4 (postes de iluminação inteligentes), e participa em vários outros pacotes de trabalho.

O Consórcio é liderado pela Greater London Authority. De entre os 35 parceiros é de destacar os restantes parceiros portugueses: EMEL, EDP Distribuição – Energia SA, Universidade de Lisboa – IST, REABILITA Lda, PT Inovação e Sistemas e CEIIA – Centro para a Excelência e Inovação da Indústria Automóvel.

Aceda à Página de Projeto: aqui.

Twitter: aqui.

Aceda à Plataforma de Conhecimento: aqui.

Sharing Cities

Informação

PROGRAMA
Horizon 2020 Smart Cities & Communities

INÍCIO
1º Trimestre de 2016

DURAÇÃO
60 meses

Cidades Inteligentes – Cidades do futuro
Area de intervenção