O Projeto CEMOWAS2: Gestão circular ecossistémica dos serviços de resíduos orgânicos e águas residuais, é liderado pela ValOrizon (Syndicat de valorisation et traitement des déchets ménagers du Lot-et-Garonne), e tem como parceiras 8 entidades portuguesas, espanholas e francesas, entre as quais a Lisboa E-Nova e a Universidade Nova de Lisboa.
CEMOWAS2 visa reforçar as capacidades das autoridades responsáveis para a implementação de estratégias territoriais participativas e sustentáveis através de uma gestão coerente com as abordagens sistémicas da economia circular dos serviços de gestão de resíduos sólidos e líquidos.
O projeto permitirá a construção de estratégias de gestão e a demonstração da viabilidade de soluções concretas em relação a resíduos orgânicos e águas residuais. Estes modelos serão otimizados e transferidos de uns territórios para outros, de modo a atingir um maior grau de qualidade ambiental no uso de recursos e, consequentemente, na proteção do património natural das áreas integradas nesta iniciativa.
Neste âmbito, a Lisboa E-Nova irá promover duas ações demonstrativas sobre água reciclada e resíduos, na área do Parque das Nações, abordando a reutilização de água residual tratada para rega de espaços verdes e o tema da compostagem de resíduos orgânicos em cantinas de escolas que possuam hortas.
O Projeto conta também como parceiros associados portugueses a Agência Portuguesa do Ambiente, a Câmara Municipal de Lisboa, a Junta de Freguesia do Parque das Nações, a Associação Nacional de Municípios Portugueses, a Águas do Tejo Atlântico e a SIMARSUL.
Clipping:
–Arranque do novo projeto da Lisboa E-Nova em Economia Circular – CEMOWAS2
– Aprovado novo projeto da Lisboa E-Nova em Economia Circular
Diagnóstico Participativo do Estado de Valorização de Resíduos Alimentares em Lisboa
Consulte aqui

Informação
PROGRAMA
Interreg SUDOE
INÍCIO
Abril de 2018
DURAÇÃO
36 meses
Parceiros








1,902 total views