Energia

inteGRIDy

O projeto inteGRIDy – Integrated Smart GRID Cross-Functional Solutions for Optimized Synergetic Energy Distribution, Utilization & Storage Technologies – foi um projeto integrado no Programa H2020 com a participação de 30 parceiros europeus, liderado pela consultora espanhola ATOS. O objetivo foi desenvolver uma plataforma que permitiu facilitar e otimizar as operações numa rede de distribuição recorrendo a tecnologias de armazenamento de energia e a fontes de energia renovável. Para tal, foram estudados 10 exemplos de aplicação de pequena escala (edifícios) e grande escala (cidade/região), de modo a alimentar a plataforma com diferentes dados.

Em Lisboa, no Edifício Municipal de serviços do Campo Grande, foi desenvolvido o caso de estudo de Portugal. Este piloto pretendeu avaliar e otimizar o impacto que a instalação de painéis solares fotovoltaicos, carregamentos de veículos elétricos e armazenamento de energia em tanques de gelo tiveram nos consumos do edifício, integrando-os num sistema inteligente que permitiu a sua gestão eficiente.

A Lisboa E-Nova foi líder da gestão do caso de estudo português contando com a colaboração da Virtual Power Solutions (VPS) na vertente tecnológica, da Energia Simples (comercializador de energia elétrica) no input do sistema elétrico nacional e na modelação de sistemas com aplicação de tarifas dinâmicas, e da Universidade Católica Portuguesa (UCP) na análise de modelos de negócio que foram implementados com o piloto. O caso de estudo teve ainda o apoio e a colaboração externa da Câmara Municipal de Lisboa, que é a proprietária e gestora do edifício.

Áreas de Atuação
Energia

Data de início
Janeiro de 2017

Orçamento Total

Conheça mais Projetos

EUCLID – Euro-med Community for Green Living Areas

Maio 22, 2018

HUB-IN – Hubs of Innovation and Entrepreneurship for the Transformation of Historic Urban Areas

Maio 17, 2018

SUSHI – SUStainable HIstoric city districts

Maio 14, 2018

Lisboa Capital Verde 2020

Maio 9, 2018

Biodiversidade Lisboa 2020

Maio 9, 2018

C-Tech – Climate driven Technologies for Low Carbon Cities

Maio 7, 2018

alfa-AMA SSD

Maio 5, 2018

Rehabilite

Maio 1, 2018

Mochila Verde

Maio 1, 2018

ProSTO – Best Practice Implementation of Solar Thermal Obligations

Abril 27, 2018

Reutilização de águas residuais tratadas em Lisboa

Abril 15, 2018