Designada “Capital Verde Europeia 2020” pela Comissão Europeia, a cidade de Lisboa foi reconhecida pelas suas políticas ativas nas várias vertentes da sustentabilidade urbana.
Com o objetivo de reforçar as interações entre atores franceses e portugueses e para se encontrarem as soluções sustentáveis de amanhã, o Institut Français du Portugal, a Câmara Municipal de Lisboa e a Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente de Lisboa, organizaram o ciclo “Cidades Sustentáveis: o futuro agora?”, no âmbito do qual se promoveu o primeiro evento dedicado ao ciclo urbano da água com o tema “Desafios do ciclo urbano da água”.
A gestão dos recursos hídricos, central nas politicas de desenvolvimento urbano sustentável, é um dos principais desafios do século XXI. Com a previsão de crescimento das cidades e a intensificação de fenómenos climáticos extremos como secas ou inundações, a garantia de acesso à água e o seu uso sustentável são temáticas prementes.
A gestão sustentável da água, garantindo que todos têm acesso a este recurso com qualidade e em segurança, deve guiar os decisores políticos em todo o mundo. Neste debate, aberto ao público, especialistas franceses e portugueses partilharão propostas com bases nas suas experiências, avançando as soluções possíveis face a estes desafios, perspetivando o ano 2020, onde Lisboa foi a Capital Verde Europeia.