Concebida pela Lisboa E-Nova, a iniciativa Rua Escolar Ativa foi promovida primeiramente pela Junta de Freguesia do Lumiar e Agrupamento de Escolas Professor Lindley Cintra, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.
Esta iniciativa consistiu na apropriação do espaço público, por parte da comunidade escolar e residentes, através do fecho de vias habitualmente destinadas ao tráfego rodoviário. A Rua Escolar Ativa poderá ser replicável a outras escolas e ruas escolares do país, e serve para sensibilizar sobre as oportunidades que a devolução da rua da escola traz às pessoas, visando estimular a cidadania ativa e promover comportamentos de mobilidade mais sustentáveis (andar a pé, de bicicleta e de transportes públicos) como alternativa ao automóvel.
Durante estes dois dias os alunos do Agrupamento de Escolas Professor Lindley Cintra tiveram a oportunidade de mostrar a sua criatividade, aliando-se à descarbonização do sistema de mobilidade de Lisboa.
No período da manhã, as atividades foram dirigidas aos alunos das Escolas do Agrupamento e durante a tarde abertas ao público. Houve jogos de chão, oferta de brindes, roletas bicicletas e muito mais.
Houve também um protótipo de comboio de bicicletas com 2 linhas.