Com os fenómenos extremos de precipitação a tornarem-se cada vez mais frequentes devido às alterações climáticas e à crescente ocupação do território, o Plano Geral de Drenagem de Lisboa (PGDL) contempla um conjunto de ações estruturais, entre as quais se destaca a construção de dois túneis de grande dimensão. Estas infraestruturas serão decisivas para preparar Lisboa para os desafios do futuro, garantindo maior segurança e resiliência face aos impactos climáticos.
Esta visita, tem como objetivo dar a conhecer uma das principais obras em curso no âmbito do PGDL, um projeto fundamental para proteger a cidade das frequentes cheias e inundações, especialmente em zonas críticas como a Baixa e Alcântara.
Notas importantes:
- Todos os visitantes terão de estar equipados com botas de obra, colete refletor e capacete (equipamento de proteção individual, disponível no estaleiro) aquando da visita à zona industrial.
- Os visitantes deverão trazer vestuário adequado à visita (confortável, sem peças largas ou esvoaçantes passíveis de se prenderem em objetos e que cubram as pernas (por questões de segurança).
Na zona industrial do estaleiro, o poço de ataque apresenta uma profundidade de 25m pelo que poderá ser perturbador a quem sofra de vertigens.