Desafios do Ciclo Urbano da Água

Data: 04 junho 2019

Horário: 14h30 às 17h50

Enquadramento:
Designada “Capital Verde Europeia 2020” pela Comissão Europeia, a cidade de Lisboa foi reconhecida pelas suas políticas ativas nas várias vertentes da sustentabilidade urbana.

Com o objetivo de reforçar as interações entre atores franceses e portugueses e para se encontrarem as soluções sustentáveis de amanhã, o Institut Français du Portugal, a Câmara Municipal de Lisboa e a Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente de Lisboa, organizaram o ciclo “Cidades Sustentáveis: o futuro agora?”, no âmbito do qual se promoveu o primeiro evento dedicado ao ciclo urbano da água com o tema “Desafios do ciclo urbano da água”.

A gestão dos recursos hídricos, central nas politicas de desenvolvimento urbano sustentável, é um dos principais desafios do século XXI. Com a previsão de crescimento das cidades e a intensificação de fenómenos climáticos extremos como secas ou inundações, a garantia de acesso à água e o seu uso sustentável são temáticas prementes.

A gestão sustentável da água, garantindo que todos têm acesso a este recurso com qualidade e em segurança, deve guiar os decisores políticos em todo o mundo. Neste debate, aberto ao público, especialistas franceses e portugueses partilharão propostas com bases nas suas experiências, avançando as soluções possíveis face a estes desafios, perspetivando o ano 2020, onde Lisboa foi a Capital Verde Europeia.

A sessão foi gratuita, mas a inscrição obrigatória, sujeita a validação.

A sessão teve tradução simultânea.

Participantes com Mobilidade Reduzida
No CIUL existem elevadores de acesso ao auditório. A sala conta com espaço para cadeiras de rodas.

Informação

Pode consultar as apresentações de Jean Launay na Página da Biblioteca, aceda aqui.

Pode consultar as apresentações de Maria João Rosa na Página da Biblioteca, aceda aqui.

Pode consultar as apresentações de Diogo Talone na Página da Biblioteca, aceda aqui.

Pode consultar as apresentações de Jean-Paul Colin na Página da Biblioteca, aceda aqui.

Pode consultar as apresentações de Bernard Barraqué na Página da Biblioteca, aceda aqui.

Local: CIUL – Centro de Informação Urbana de Lisboa – Picoas Plaza – Rua do Viriato, 13, Núcleo 6-E 1º

Como chegar ao CIUL?  O CIUL fica situado no Centro Comercial Picoas Plaza (rua das instalações do Jornal Público). Dentro do Centro Comercial há uma praça interior ao ar livre, onde se situa a zona de restauração. O CIUL fica no 1º andar.

O CIUL tem parque de estacionamento pago.

Autocarro – Carris: 727, 736, 738, 744, 783

Metro: Linha amarela – Estação Picoas


Ver mapa

 408 total views