GIRAS SOLIS – Agarra o Sol de Lisboa!

 

 

 

A Solis, a plataforma solar de Lisboa, esteve presente no Festival Umundu que se realizou de 14 a 22 outubro. A participação da Solis no Festival consistiu na realização de percursos solares durante os quais foram visitados edifícios com sistemas solares fotovoltaicos existentes na cidade de Lisboa.

O 1º percurso solar a realizar-se foi aos Paços do Concelho, Câmara Municipal de Lisboa, onde os participantes tiveram a oportunidade de ver de perto um sistema fotovoltaico instalado numa zona histórica da cidade e constatar que é possível a sua integração, sem estragar a beleza da cidade. Foi dada uma breve explicação acerca dos seus vários componentes e o seu funcionamento, e foi comparada a produção em dias cinzentos, como foi o caso, com dias mais soalheiros.

No 2º percurso visitou-se o Mercado de Alvalade e a creche “A Tartaruga e a Lebre”. O Mercado de Alvalade, gerido pela Junta de Freguesia de Alvalade, tem instalado na sua cobertura uma central fotovoltaica dedicada à produção de energia elétrica para autoconsumo (UPAC) com uma potência de cerca de 60 kW pico, distribuídos por 146 módulos de 410 W, com 132 células de silício monocristalino, ocupando uma área de aproximadamente 300 m2.  Esta UPAC iniciou o seu funcionamento em fevereiro de 2022, com um tempo de vida útil estimado em 25 anos, e tem tido um aproveitamento total da energia produzida, excetuando aos domingos e às segundas-feiras, devido às dinâmicas do mercado. Prevê-se que o investimento esteja pago em menos de seis anos, tendo em conta as poupanças obtidas ao nível da fatura de eletricidade. Já a creche “A Tartaruga e a Lebre” recebeu em 2013, em parceria com a cooperativa Coopérnico, uma Unidade de Pequena Produção (UPP) com cerca de 20 kW pico, para produzir localmente, tirando partido da excelente exposição solar da sua cobertura, em regime de venda total da eletricidade à rede.

Foram colocadas inúmeras questões aos técnicos que, com o seu conhecimento, satisfizeram todos os participantes numa agradável discussão e troca de ideias. Todos ficaram com vontade de repetir a experiência no futuro!

Estava previsto a realização de um 3º percurso pela Cidade Universitária, mas, devido ao mau tempo, o mesmo ficou adiado para data a anunciar em breve.

Acompanhe a Solis nas redes sociais:

https://www.facebook.com/solis.lisboa

https://www.linkedin.com/showcase/74824464/admin/

https://www.instagram.com/solis.lisboa/

https://twitter.com/solis_lisboa

 1,017 total views

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x