Clima

HUB-IN - Hubs of Innovation and Entrepreneurship for the Transformation of Historic Urban Areas

O HUB-IN, coordenado pela Lisboa E-Nova, é um projeto financiado pelo programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia que tem como objetivo a transformação urbana e a regeneração de áreas urbanas históricas (HUA) utilizando como principal catalisador a inovação e o empreendedorismo, preservando a identidade única das áreas históricas no que diz respeito aos seus valores culturais e sociais.
O HUB-IN pretende contribuir para reverter as tendências de abandono, e o próprio abandono do património histórico, através de uma abordagem sistémica e alicerçada na criação de redes de Hubs (espaços físicos ou não onde se podem testar e pôr em prática  ideias inovadoras) onde a inovação será o principal motor. Estas redes terão um impacto direto na criação de novas oportunidades sustentáveis ​​quer para os negócios tradicionais locais como para o desenvolvimento de novas habilidades criativas e empregos.

O que são os Hubs
São centros de experimentação em inovação urbana e criatividade em áreas históricas Europeias. Os HUBS fazem parte do ecossistema de inovação e sustentabilidade das cidades dando resposta aos mais recentes desafios do Green Deal , estabelecendo a ponte entre Ciência – Tecnologia e Arte – Cultura.
O projeto está implementado em 8 cidades piloto e constitui-se com base na colaboração entre diferentes atores em cada HUA e entre cidades. Enquanto os métodos aplicados entre os parceiros da cidade serão cocriados usando uma abordagem sistémica, as soluções para cada HUA serão específicas e ajustadas às estratégias locais como resultado de atividades participativas e visões consolidadas e resultantes de um amplo portfólio de interessados ​​e cidadãos.

Três grupos principais de atividades serão testados e desenvolvidos nos 8 HUBs:

  • Indústrias culturais e criativas, incluindo património cultural, que inclui atividades como artesanato, design de moda, artes visuais, música, museus, cinema e vídeo, videojogos, artes cénicas, festivais, feiras de design paisagístico, serviços arquitetónicos, etc.
  • Novos estilos de vida, incluindo atividades baseadas em tecnologias digitais, economia circular, inovação social, economia compartilhada e sustentabilidade
  • Recursos naturais e sociais endógenos, incluindo reutilização e readaptação de recursos naturais e dinâmicas sociais.

Principais etapas do projeto HUB-IN
1 – Na primeira fase, serão desenvolvidos Hubs de inovação e empreendedorismo, cruzados e interligados em cada uma das oito cidades europeias, com características diferentes em termos de agenda local de regeneração urbana (roteiros personalizados), características socioeconómicas e dinâmica dos seus ecossistemas de inovação e empreendedorismo. Cada cidade abrangerá o seu próprio ecossistema e rede local: fab labs, centros de inovação, universidades, centros culturais, associações locais, start-ups, cidadãos e comunidades locais, etc.
2 – Na segunda fase, será criada uma rede entre os oito HUAs para a construção de um ecossistema de inovação e empreendedorismo nas 8 cidades, onde, por exemplo, um fab lab de um determinado HUA poderá partilhar conhecimento e inovação com outro fab lab ou centro de inovação de outro HUA.
3- Na terceira fase a partilha junto de diversas cidades seguidoras, através da criação de uma Rede Colaborativa de Áreas Urbanas Históricas, os métodos, ferramentas e conhecimentos desenvolvidos e adquiridos nomeadamente:
O HUB-IN Digital Space – uma ferramenta web que reunirá todos os principais recursos do projeto e aloja cada um dos oito Hubs. Será uma plataforma de colaboração e inovação do ecossistema intra e entre cidades. Incluirá seções dedicadas para cada cidade, com as suas empresas, soluções, metodologias e ferramentas, que permitem a sua replicação, bem como recursos de matchmaking de última geração para cidades, empresas e para a HUB-In Academy.
A HUB-IN Academy, um amplo programa educacional focado na aprendizagem por meio de redes peer-to-peer (orientação e acompanhamento), incluindo sessões de aprendizagem e orientação, seminários de treinamento (webinars, master classes, conferências, tutoriais em vídeo e infografias, podcasts etc. )
O kit de ferramentas HUB-IN para auxiliar as cidades a promover a inovação em suas áreas históricas
A HUB-IN Alliance, uma rede de áreas urbanas históricas e um lugar para compartilhar opiniões e experiências na criação de centros sustentáveis ​​de inovação e empreendedorismo. A mais valia será possibilitar num único espaço, os diferentes contextos locais, a autenticidade, a cultura e o património de cada HUA.

Áreas de Atuação
Clima

Data de início
2020

Orçamento Total
8 135 105,12€

Conheça mais Projetos

EUCLID – Euro-med Community for Green Living Areas

Maio 22, 2018

HUB-IN – Hubs of Innovation and Entrepreneurship for the Transformation of Historic Urban Areas

Maio 17, 2018

SUSHI – SUStainable HIstoric city districts

Maio 14, 2018

Lisboa Capital Verde 2020

Maio 9, 2018

Biodiversidade Lisboa 2020

Maio 9, 2018

C-Tech – Climate driven Technologies for Low Carbon Cities

Maio 7, 2018

alfa-AMA SSD

Maio 5, 2018

Rehabilite

Maio 1, 2018

Mochila Verde

Maio 1, 2018

ProSTO – Best Practice Implementation of Solar Thermal Obligations

Abril 27, 2018

Reutilização de águas residuais tratadas em Lisboa

Abril 15, 2018