Integrado na Semana Europeia da Mobilidade Um dia a Pedalar, Porque não? visa sensibilizar empresas/entidades e trabalhadores para a necessidade de reduzir os impactos ambientais da mobilidade urbana, mudanças comportamentais a favor da mobilidade sustentável, da utilização de transportes públicos e de outros meios de mobilidade suave, menos poluentes e mais amigas das cidades, dos seus habitantes e visitantes.
Pretendeu-se igualmente proporcionar a muitos a possibilidade de experimentar uma deslocação de bicicleta pela cidade, enquadrada numa iniciativa conjunta.
A iniciativa “1 dia a pedalar, porque não?” teve duas ações paralelas:”
– O Passatempo: As empresas inscreveram-se, criaram dinâmicas internas para promoverem a utilização da bicicleta junto dos seus colaboradores no dia 22 de setembro, tendo em vista a participação no passatempo e habilitando-se aos prémios.
– A Ação de Rua (Facultativo): Decorreu na manhã do dia 22 de setembro, das 8h00 às 10h30 no cruzamento da Av. Duque D’Ávila e Av. da República e teve como objetivo congratular e incentivar todos os que lá passaram de bicicleta, chamando a atenção dos automobilistas e da comunicação social para a temática da mobilidade sustentável.