No próximo dia 16 de abril, a RNAE e a Lisboa E-Nova promovem o Encontro Nacional das Agências de Energia e Ambiente 2024 (ENAEA2024). Este evento de destaque reúne representantes das Agências de Energia, da Academia e de Órgãos de Soberania, visando promover um diálogo construtivo sobre os desafios mais prementes no setor energético e ambiental.
O ENAEA2024 é uma iniciativa colaborativa que tem como objetivo central fomentar sinergias entre os diferentes territórios, promovendo uma reflexão profunda sobre a crise climática, gestão eficiente de recursos e a transição justa para fontes de energia renovável. O evento será uma plataforma para a discussão aberta e construtiva, contando com a participação ativa de especialistas, académicos e líderes de órgãos de soberania.
As Agências de Energia e Ambiente ao longo de quase 3 décadas têm desempenhado um papel fundamental no terreno naquilo que é a percussão de políticas energéticas e ambientais, nas diferentes vertentes como a Utilização Racional de Energia, a Eficiência Energética, a utilização de Energias Renováveis e o caminho para a descarbonização, acompanhadas transversalmente por campanhas de sensibilização à população.
O ENAEA 2024 pretende dar voz aos intervenientes e apresentar os resultados que têm vindo a ser obtidos e proporcionar um espaço para o intercâmbio de ideias inovadoras e a criação de parcerias estratégicas. Pretende-se que o ENAEA2024 resulte em ações tangíveis para impulsionar a transição para um futuro mais sustentável.
Principais Temas em Debate:
- Eficiência Energética no Consumo: Exploração de estratégias inovadoras e tecnologias para otimizar o consumo de energia, visando a sustentabilidade a longo prazo.
- Mitigação da Pobreza Energética: Discussão sobre medidas práticas para combater a pobreza energética, garantindo acesso equitativo e eficiente aos recursos energéticos.
- Ação Climática e Observatórios como Ferramentas de Gestão Eficiente de Recursos: Abordagem de políticas e práticas urbanas para enfrentar os desafios climáticos, promovendo cidades mais sustentáveis e resilientes, fazendo uso de dados e análise crítica dos mesmo para uma gestão eficiente e sustentável dos recursos.