À Descoberta das Águas Invisíveis
O SUBMERSO, surge no âmbito do Projeto europeu INFRABLUE, em que a Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente de Lisboa participa, e pretende destacar o potencial destas “águas invisíveis” e das suas infraestruturas como elementos naturais, sociais e culturais na paisagem.
O Submerso – À Descoberta das Águas Invisíveis de Lisboa é uma intervenção artística que visa explorar e revelar as “águas invisíveis” de Lisboa, e destacar e valorizar a sua herança cultural.
Este projeto decorre parte do âmbito do projeto europeu INFRABLUE – BLUE INFRASTRUCTURE, que procura valorizar e preservar o património natural e cultural das cidades europeias participantes, através da identificação e análise das suas infraestruturas azuis, como rios, fontes e sistemas de águas subterrâneas.
A execução do Submerso está a cargo da Lisboa E-Nova, com uma colaboração artística de alunos da ETIC – Escola de Tecnologias Inovação e Criação. Os estudantes desenvolveram uma proposta que combina diferentes formas de arte para criar uma experiência imersiva e interativa ao ar livre.
Com a orientação da Lisboa E-Nova foi, assim, delineada a presente proposta artística que inclui:
- Teatro de Rua: Uma peça que traz à vida histórias e lendas relacionadas com as águas subterrâneas de Lisboa.
- Vídeomapping e Projeção Interativa: Projeções visuais que irão destacar a relação de Lisboa com as suas águas invisíveis, criando uma narrativa visual impactante e envolvente.
- Narração: Um conto que evoca o mistério em torno da origem das águas subterrâneas.
- Website Informativo: Um site que complementa a experiência física, onde o público poderá aceder a informações detalhadas sobre o projeto, assistir a pequenos documentários, entrevistas e filmagens que aprofundam a importância das águas subterrâneas da cidade.