Projetar o futuro

A Lisboa E-Nova desenvolve projetos a pensar num futuro sustentável e resiliente, sendo um elemento ativo na operacionalização da transformação da cidade, dos cidadãos e do tecido económico.

As orientações estratégicas (Energia, Água e Economia Circular), contribuem para a atuação da Agência nas áreas de mitigação e adaptação às alterações climáticas e na alavancagem de novas ideias e produtos dentro de uma lógica de desenvolvimento “verde”, promovendo assim o empreendedorismo e a inovação.

A área de energia da Lisboa E-Nova é uma área nuclear, tendo em desenvolvimento projetos de inovação que exploram diferentes aspetos da sustentabilidade energética, nomeadamente nas vertentes de eficiência energética, gestão inteligente de energia e energias renováveis, bem como projetos de apoio à conceção e operacionalização de políticas públicas locais.

No domínio da Água, a Agência encontra-se focada na monitorização e análise de consumos municipais, na identificação de oportunidades, apoio à implementação de medidas e gestão inteligente de usos de água municipais, no Nexus Água-Energia, estando também a apoiar e promover a reutilização de água residual tratada na cidade.

A atuação da Lisboa E-Nova na área da economia circular está centrada na conceção e elaboração do Plano de Ação para a Economia Circular de Lisboa, tendo como base uma matriz de materiais atualizada, bem como para o estabelecimento de uma plataforma de stakeholders que viabilizam e alavancam a estratégia da cidade.

Projetos em Curso

Os nossos mais recentes projectos.

hp_projectos_2
Matriz Energética de Lisboa 2014

A Matriz Energética é uma ferramenta de monitorização anual da evolução dos consumos e emissões do Concelho de Lisboa.

hp_projectos_3
Matriz da Água de Lisboa 2014

A Matriz da Água possibilita aos principais atores do setor da água e aos decisores políticos definir indicadores, ações, metas e medidas que conduzam a uma gestão mais eficiente da água.

hp_projectos_1
Pacto de Autarcas

O Pacto de Autarcas é o principal movimento europeu a envolver autarquias locais que voluntariamente se empenham no aumento da eficiência energética e na utilização de fontes de energia renováveis nos respetivos territórios.

Sharing Cities
Sharing Cities

O Projeto Farol Sharing Cities, apoiado pelo Programa Horizonte 2020 SCC1 2015 – Solutions integrating energy, transport, ICT sectors through lighthouse (large scale demonstration – first of the kind) projects, teve o seu início em janeiro de 2016, e terá uma duração de 5 anos.

hp_projectos_4
ClimAdaPT.Local

Lisboa foi uma das 26 Autarquias a desenvolver uma Estratégia de Adaptação às Alterações Climáticas no âmbito do ClimAdaPT.Local.

LX-Europa 2020
Potencial Solar em Lisboa

A Lisboa E-Nova tem vindo a trabalhar na área do potencial solar em Lisboa, através do desenvolvimento de diversas ações que vão ao encontro da Estratégia Lx-Europa 2020, sendo que um dos seus principais pilares “Lisboa: Cidade Solar”.

Lisboa E-Nova
Gestor Remoto – Electricidade e Gás Natural

O Gestor Remoto da Lisboa E-Nova é um sistema de apoio à gestão inteligente dos consumos elétricos que permite aos seus utilizadores verificarem e corrigirem em tempo útil os consumos energéticos não justificados.

Eficiência Energética em Espaços Públicos
Eficiência energética na iluminação pública

Este projeto pretende, na sua globalidade, contribuir para melhorar a eficiência energética global da iluminação pública na cidade.

Lisboa E-Nova
Gestor Remoto – Água

O Gestor Remoto é um projeto orientado para a redução da fatura de água da Câmara Municipal de Lisboa, que pode ser alargada a qualquer outra autarquia ou entidade.

hp_cml
Reutilização de águas residuais tratadas em Lisboa

No âmbito da Estratégia Energético-Ambiental para a cidade, desenvolvida pela Lisboa E‑Nova e aprovada em sessão da Câmara Municipal de Lisboa em dezembro de 2008, foram estabelecidas metas para o setor da energia, água e resíduos.

MOBI.E
Mobilidade Elétrica em Lisboa

Desde 2014 que a Lisboa E-Nova tem estado envolvida na instalação dos pontos de carregamento elétrico existentes na cidade de Lisboa, juntamente com a EMEL.

Bike To Work
Bike To Work

A Lisboa E-Nova, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) organiza no âmbito do Dia Europeu sem Carros, a iniciativa “De bicicleta para o trabalho” ou “Bike to Work”.

Me2
ME2

O projecto me2 – Integrated smart city mobility and energy platform – pretende promover a eficiência energética através da gestão integrada da mobilidade eléctrica e da energia consumida a nível de edifícios.

Projeto Mochila Verde
Guia de 25 aves de Lisboa

Lisboa acolhe uma grande diversidade de aves cuja beleza é reconhecidamente assinalável.

Projeto Mochila Verde
Mochila Verde

Este Projeto Pedagógico de cariz ambiental, promovido no âmbito da PMEDS pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Lisboa E-Nova, é uma experiência-piloto com a duração de quatro anos, dirigida a alunos que iniciem o 1º Ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, de Escolas Públicas do Concelho de Lisboa.

Metro
Otimização do sistema de ventilação da rede de Metro

A Lisboa E-Nova está a promover o Projeto “Otimização do Sistema de Ventilação da Rede de Metro”, financiado pela ERSE no âmbito do PPEC 2017-2018.

hp_led
Otimização energética da iluminação no Túnel da Av. João XXI

A Lisboa E-Nova está a promover o Projeto “Otimização Energética da Iluminação do Túnel da Av. João XXI”, financiado pela ERSE no âmbito do PPEC 2017-2018O.

Interreg Sudoe Rehabilite
Rehabilite

O Projeto REHABILITE – Plataforma Transnacional de Apoio em Financiamento de Reabilitação Energética, é coordenado pela Agência Estremeña de Energia – AGENEX e tem como objetivo alterar as políticas de apoio à reabilitação energética.

Lisboa Camping
OTIMIZAÇÃO ENERGÉTICA DO PARQUE DE CAMPISMO DE LISBOA

Trata-se de um projeto cujo objetivo é a redução tangível e significativa do consumo elétrico do Parque de Campismo de Lisboa.

hp_integridy
inteGRIDy

O projeto inteGRIDy – Integrated Smart GRID Cross-Functional Solutions for Optimized Synergetic Energy Distribution, Utilization & Storage Technologies – teve início em janeiro de 2017 e terá uma duração de 4 anos.

hp_locations
Locations

O LOCATIONS é financiado maioritariamente pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no âmbito do INTERREG-Mediterranean.

Alfa-Ama
alfa-AMA SSD

O multifacetado bairro histórico de Alfama enfrenta atualmente vários desafios: o envelhecimento da população local em contraste com um crescente afluxo de jovens profissionais.

Escola + Eficiente
Escola + Eficiente

A Lisboa E-Nova está a promover o Projeto “ESCOLA+ Eficiente – Eficiência Energética da Escola à comunidade”, financiado pela ERSE no âmbito do PPEC 2017-2018 e com o apoio dos Municípios de Lisboa, Amadora e Sintra.

Projetos com História

Os nossos projetos em histórico.

BESOS
BESOS – Building Energy Decision Support Systems For Smart Cities

O Projeto I&D BESOS (Building Energy decision Support systems fOr Smart cities) teve o seu arranque no início de outubro, em Barcelona, sob coordenação do Grupo espanhol ETRA I+D.

Morgenstadt
MORGENSTADT

A Lisboa E-Nova colaborou com a CML no desenvolvimento do Projeto MorgenStadt City Challenge (projeto City Lab Lisbon – accelerating the sustainable development of cities).

Plataforma Década EDS 2014
Plataforma Municipal de Educação para o Desenvolvimento Sustentável

A Lisboa E-Nova e a Câmara Municipal de Lisboa, constituíram, em novembro de 2011, o Comité Executivo da Plataforma Municipal de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (PMEDS), cuja orgânica é composta ainda por uma Comissão de Acompanhamento com membros de várias entidades públicas e privadas.

Escola+
Escola+ Promoção de Eficiência Energética Entre Escolas do 1º Ciclo de EB

A Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente de Lisboa, em parceria com a empresa ISA Energy, e com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, desenvolveu durante o ano letivo 2014-2015 o Projeto ESCOLA+ Promoção de Eficiência Energética entre Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Horta na Escola
Horta na Escola, Legumes no Prato

O Projeto “Horta na escola. Legumes no prato…”, uma experiência piloto de educação para a sustentabilidade, visou incentivar a criação e/ou requalificação de hortas escolares e a sua dinamização.

EADS
Rede Europeia de EDS “Eco-Educação na Europa”

Esta REDE informal propõe-se “construir” um Espaço Europeu de Concertação, tendo em vista, entre outras premissas: a adoção de uma Estratégia Europeia e de Planos de Ação de Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável (EADS).

Eficiência nos semáfotos
Eficiência Energética nos Semáforos de Lisboa

O Município de Lisboa foi pioneiro a nível Nacional na contratualização do primeiro contrato de gestão de eficiência energética a nível nacional, nos termos do Decreto-Lei n.º 29/2011, de 28 de fevereiro.

ECO-Bairro
Eco-Bairro – Boavista Ambiente +

O Bairro da Boavista, localizado na freguesia de Benfica, foi construído na década de 1940, para o realojamento de famílias provenientes de habitações precárias, na sequência de projetos de renovação urbana.

UrbanSol+
Urban Sol Plus – Solar Thermal in Major Renovations and Protected Urban Areas

O projecto Urban Sol Plus é desenvolvido no âmbito do Programa Energia Inteligente Europa e tem como objectivo promover a adopção de sistemas solares térmicos em edifícios multi-residenciais existentes e edifícios classificados como património histórico.

Lisboa E-Nova
Co-Geração nas Piscinas Municipais

Numa perspectiva de eficiência energética e promoção das melhores práticas ao nível do municipio, a Lisboa E-Nova viu aprovado junto da Direcção Geral de Energia e Geologia sete pedidos de ligação prévia para a ligação à rede eléctrica nacional de sistemas co-geração instalados em pisicnas municipais.

PROSTO
ProSTO – Best Practice Implementation of Solar Thermal Obligations

O projecto ProSTO – Melhores práticas na adopção de obrigações de utilização de sistemas solares térmicos decorreu entre 2008 e 2010, sob a égide do Programa Energia Inteligente Europa.

Reabilitação Sustentável para Lisboa
Reabilitação Sustentável para Lisboa

O projecto Reabilitação Sustentável para Lisboa decorreu entre 2009 e 2010 e teve como objecto promover o alargamento da prática de reabilitação sustentável do ponto de vista de desempenho energético do meio edificado.

hp_cml
Certificação Energética na Câmara Municipal de Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa conta no seu património edificado com vários edifícios que albergam serviços municipais, sendo o edifício municipal Campo Grande 25/27 o que recebe mais funcionários municipais.

Request
REQUEST – Promoting Low Carbon Refurbishment

A ADENE, em parceria com a Lisboa E-Nova promoveu o projecto REQUEST!

Células Fotoelétricas
Célula Fotoeléctrica

No âmbito deste projeto a Lisboa E-Nova, a EDP – Energias de Portugal e a CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA promoveram a instalação de um sensor de luminosidade do despacho elétrico que gere a rede de iluminação publica na cidade de Lisboa.

Fireball
FIREBALL – Adopting Living Labs towards Smart Cities

O projecto Fireball, teve como objectivo promover a criação de smart cities, dinamizando a troca de experiências entre várias cidades Europeias.

Save Energy
APOLLON – Advanced Pilots of Living Labs Operating in Networks

Aprovado no âmbito do Programa Competitividade e Inovação, da União Europeia, projecto APOLLON – Advanced Pilots of Living Labs Operating in Networks e a experiência de eficiência energética, na qual a cidade de LIsboa está integrada.

Apollon
SAVE ENERGY – Living Labs in Buildings

Aprovado no âmbito do Programa Competitividade e Inovação, o projecto SAVE ENERGY teve como objectivo motivar os utilizadores de edifícios de serviços a adoptar comportamentos energeticamente mais eficientes.

Lisboa E-Nova
Boas Práticas nos Instrumentos de Planeamento Urbano

No âmbito deste projeto, a Câmara Municipal de Lisboa, a Lisboa E-Nova e o IST – Instituto Superior Técnico criaram um grupo de trabalho que entre 2007 e 2009 colaborou no desenvolvimento de um sistema de avaliação da sustentabilidade de intervenções urbanas.

Polis
POLIS – Solar Potentials via Local Strategies

O projecto POLIS, desenvolvido no âmbito do Programa Energia Inteligente Europa e co-financiado pela Comissão Europeia, teve como objectivo promover a dimensão do planeamento urbano solar através do estudo do potencial de integração/adopção de tecnologias solares na Europa,.

Urban Heat Island
Ilha Térmica Urbana

A cidade de Lisboa, representada pela Lisboa E-Nova e pelo Município de Lisboa, participou no projecto Europeu Urban Heat Islands and Urban Thermography promovido pela ESA – European Space Agency.

Exposição "Era uma vez a Terra"
Exposição “Era uma vez a Terra…”

A Exposição “Era uma vez a Terra…” foi uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, em parceria com a Lisboa E-Nova, a Agência Portuguesa do Ambiente e a Comissão Nacional da Unesco, promovida no Ano Internacional da Biodiversidade e no contexto do Ano Internacional do Planeta Terra (2009).

Lisboa E-Nova
Dos Eco-gestos aos Grandes Projectos

Recorrendo ao site da Lisboa E-Nova como veículo de comunicação, esta iniciativa consiste num programa de divulgação de boas práticas e projectos de sustentabilidade ambiental, levados a cabo pela Lisboa E-Nova ou pelos seus Associados.

Lisboa E-Nova
Rede Informal “Eco-Educação na Europa”

Esta REDE informal propõe-se “construir” um Espaço Europeu de Concertação, tendo em vista, entre outras premissas: a adoção de uma Estratégia Europeia e de Planos de Ação de Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável (EADS).

Enerescolas
ENERESCOLAS

Projecto estabelecido em parceria com associados, tendo como escola-piloto em Lisboa a EB1 Arco-Íris nos Olivais.

Parque Monsanto
Parque Monsanto

A Assembleia Geral da ONU, declarou o ano de 2011, como o Ano Internacional das Florestas. A Lisboa E-Nova integrou o respectivo Comité Nacional, a ser constituído sob a égide da Comissão Nacional da UNESCO.

Bio Diversidade
Biodiversidade Lisboa 2020

Em 2002, os países signatários da Convenção da Diversidade Biológica comprometeram-se a atingir, até 2010, uma redução significativa da taxa de perda de biodiversidade.

Business & Biodiversity
Business & Biodiversity

A Lisboa E-Nova aderiu à Iniciativa Business & Biodiversity, tendo assinado um Memorando de Entendimento com o ICNB – Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, no dia 23 de março de 2010.

Bio Diversidade
Plano de Acção Local para a Biodiversidade em Lisboa

O Plano de Acção Local para a Biodiversidade em Lisboa foi aprovado pela Assembleia Municipal de Lisboa no dia 16 de Fevereiro de 2016, após aprovação em sessão de câmara e decorrido o período de consulta pública.

Democritos
DEMOCRITOS – Mobility Credits

A utilização de transportes ocorre de forma ineficiente porque os viajantes, nas suas decisões, não sentem directamente os custos que causam a outros.

Sumobis
SUMOBIS – Sustainable Mobility Services

A congestão dos centros urbanos dentro do espaço SUDOE (sudoeste europeu) surge como uma problemática de grande dimensão nos objectivos actuais do desenvolvimento urbano sustentável.

Veículox Eléctricos
Veículos Mais Amigos do Ambiente

O projecto de intervenção Veículos Mais Amigos do Ambiente teve como objectivo promover a adopção de veículos mais eficientes do ponto de vista energético,.

StarBus
STARBUS- Promoting Sustainable Energetic Pathways for Buses’ Fleet

Este projecto, resultado de uma candidatura ao Programa Europeu Intelligent Energy Europe, liderada pela ADEME, French Agency for Environment and Energy Management, pretendeu estabelecer um caminho comum que promova vias alternativas para os autocarros na Europa.

Lisboa E-Nova
Estratégia Energético-Ambiental para Lisboa

Definir e quantificar uma Estratégia Energético-Ambiental para Lisboa foi um dos objetivos da Lisboa E-Nova desde 2004.